domingo, 11 de março de 2018

O homem Rico e Tolo


Conta-se que um homem rico e tolo vivia cheio de inveja de outro, por este ter uma casa de três andares sendo este último deslumbrante, enquanto que a sua casa apenas tinha dois andares.

Assim, decidido a ter uma casa também de três andares, com este último ainda mais apelativo que o do outro, mandou construir uma casa a um empreiteiro. Quando este começou a construção quis saber onde e como poderia começar a construir as fundações, mas o homem rico e tolo, não queria saber de nada disso, o que ele queria e desejava é ter um terceiro andar ainda melhor. Por isso não lhe dava respostas e acabou por o despedir e procurar outro.

Várias vezes assim o fez até acabar por falecer sem conseguir concretizar o seu desejo de ter uma casa com um terceiro andar, desbaratando toda a sua fortuna.

Tu aí que andas atrás de gurus, porque eles te encantam ou simplesmente porque tens inveja dos seus dons ou das suas capacidades de ligação com o mundo do além, não sejas como o rico tolo. Dedica-te primeiro às “fundações” da tua própria espiritualidade, lembra-te que todos temos dons inexplorados que ainda se encontram por revelar, mas para tal tens de te esforçar e construir umas “fundações” sólidas da tua própria espiritualidade, para que sobre elas possas construir novos níveis de sabedoria e conhecimento para depois adquirires os dons que tanto almejas.

Sem esforço, estudo e dedicação nunca conseguirás atingir os teus objectivos quer pessoais nesta vida, como ao nível espiritual na tua própria eternidade. Para tal, necessitas antes de mais, de ter paciência e humildade suficiente para poderes aprender, pois só com um bom processo de aprendizagem construirás essas fundações sólidas que precisas para construíres todos os níveis de sabedoria superior que o Universo tem para te oferecer.

Claro que o caminho mais simples é seguir cegamente a quem tu admiras, pois estás cheia de limitações e condicionamentos que te fazem ter a expectativa de que bastará copiar, ou simplesmente imitar, para obteres os mesmos resultados.

Ao pensares assim não passas de um “rico tolo” que quer usufruir do terceiro andar sem se preocupar com tudo o que lhe dá suporte.

Por isso pergunta-te primeiro, antes de seres um mero seguidor de alguém: Estarei eu a esforçar-me o suficiente? É este o meu verdadeiramente caminho? Lembra-te sempre que toda a base da tua espiritualidade deve ser uma boa ligação com o teu Eu Superior, através da meditação. Esse é que é o teu verdadeiro Guru.

Por isso eu pergunto-te. Como está a tua relação com o teu Eu Superior? Encontram-se todos os dias? Falam e discutem sobre ti? Já acertaram um verdadeiro caminho para os próximos tempos?

Não?!?!? Ainda não sabes ou não te consegues religar ao teu Eu Superior? Tens a certeza que já te esforçaste o suficiente?

Então cuida que tenhas a verdadeira humildade e paciência para ires ao encontro de quem verdadeiramente És. Não precisas de imitar, deixar-te influenciar e seguires cegamente alguém ou até alguma religião.

Lembra-te que pior cego não é aquele que não vê, mas antes aquele que não quer ver.

Fica bem


(A Mónada)

Sem comentários: