segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Portugal está de novo a Arder


Portugal está de novo a Arder e cada um de nós assiste a tudo isto sentindo-se impotente. Até parece que estamos perante uma fatalidade do destino, do desleixo e da incompetência daqueles que têm a obrigação de nos governar e proteger, e até de um castigo Divino.

Sentimo-nos a entrar em desespero perante tantas perdas e mortes. O que há bem pouco tempo tinha a acontecido em Pedrogão está a acontecer de novo agora, com maior intensidade e com muito mais focos de incêndio.

Ficamos muito preocupados em tentar encontrar culpados, responsáveis e sentimos uma necessidade enorme de fazer justiça relativamente a algo que não existe justiça que se possa aplicar e que valha aqueles que perderam os seus bens, a sua casa e até a sua vida.

Sem nos apercebermos, e  sem descartar “mão humana criminosa” temos que ganhar consciência que a existir, ela atua num contexto de mudanças climáticas, que estão a ocorrer de forma muito mais rápida do que os próprios cientistas previam. Segundo estes, a península ibérica iria gradualmente sofrer um processo de desertificação devido a ventos extremamente secos oriundos do Saara relacionados com o aumento da temperatura do Planeta. Ao mesmo tempo, os furacões que normalmente atravessam os EUA até desaparecerem, agora começam a declinar pelo Atlântico até começarem a atingir também a Europa e em particular Portugal que está no extremo mais Ocidental. O que eles tinham previsto para começar a ocorrer a partir de 2025… já está a acontecer agora e só estamos em 2017. O Ophelia está a passar agora a cerca de 300 milhas náuticas da nossa costa.

Então o que podemos fazer perguntarão? Muito mais do que possas julgar à partida. Comecemos por coisas muito práticas e imediatas:

  • Ajudar os bombeiros e as populações afetadas no que pudermos. Está na altura de sermos verdadeiramente solidários, tal como aconteceu há cerca de 3 meses com Pedrogão.
  • Reduzir a nossa pegada ecológica sempre que possível. Aqui há muitas coisas que podemos fazer:
  • Separar o lixo devidamente e colocá-los para reciclar;
  • Reduzir o consumo e em especial os bens que têm componentes altamente poluentes (se cada um de nós reduzir o consumo, reduz também enormemente a poluição de produção na indústria de produz estes bens).
  • Escolher o que compramos tendo em conta a origem dos artigos.
  • Assim que nos for possível, optarmos por carros menos poluentes e de preferência eléctricos.
  • Reduzir o nosso consumo de água. Cada vez existe menos água potável no Planeta. Este ano em Portugal, com a seca severa com que estamos, poupa-la é mais urgente do que nunca.


Enfim… há muita coisa que ao nível da cidadania podemos fazer. Mas com uma consciência mais expandida devemos ainda fazer:

  • Meditar pelo Planeta. Com os nossos grupos de meditação podemos projetar LUZ para todo o Planeta e sobretudo para todos aqueles que detêm o poder de promover as mudanças necessárias para preservar o Planeta. Se não frequentamos nenhum grupo de meditação, então façamos cada um de nós a sua própria meditação com esta intenção.
  • Ensinar e incentivar outros a fazê-lo também. Cada um pode influenciar o inconsciente colectivo projetando LUZ e AMOR de forma a Harmonizar e Reequilibrar a Energia Consciencial Planetária e sobretudo a consciência ambiental.
  • Divulgar a necessidade de expandirmos a nossa consciência para podermos ser cada vez mais conscientes e íntegros do nosso propósito à Planetária.
  • Para além disso podemos ainda rezar por todas as almas que desencarnam agora. Se tivermos essa capacidade podemos sempre projectar-nos no astral e encaminhar essas almas para a LUZ.
  • Pedir aos Devas Primordiais Planetários para nos ajudarem agora de forma a impedir maiores desequilíbrios energéticos em cadeia, sobretudo em Portugal.

Mas sobretudo não percamos a Esperança. Todos podemos fazer diferente e fazer a diferença. 

Fiquem na LUZ e AMOR!

Fiquem bem


(A Mónada)

Sem comentários: