terça-feira, 31 de janeiro de 2017

A Imaginação é mais poderosa do que a força de vontade


A Imaginação é mais poderosa do que a força de vontade.

Como exemplo disso imagina uma viga de ferro de 10 metros de comprido com cinco centímetros de largura (como por exemplo um carril de comboio) estendido no chão. Com certeza não terias grande dificuldade em andar por cima dessa viga.

Mas imagina agora como te sentiras se esta viga estivesse apoiada entre dois prédios bastante altos e tivesses de andar sobre ela. O mais certo é que tivesses medo de cair e que provavelmente até cairias mesmo, independentemente da força de vontade que empregasses para realizar a travessia. A viga afinal não mudou, e o que era antes fácil, agora pelo simples facto de imaginares como seria utilizá-la para a atravessar de um prédio para o outro, no mínimo, o medo levar-te-ia a estados de ansiedade e de desequilíbrio que tornaria esta tarefa muito complicada.

O cérebro não distingue entre aquilo que os olhos vêm e o que a imaginação ou a visualização criativa pode produzir. São disparadas exatamente as mesmas sinapses, quer num caso como no outro. Para discernir a diferença precisamos de utilizar a razão que faz com que acreditemos mais nos olhos do que na imaginação. Afinal é assim que funcionam todos os dispositivos e divertimentos de Realidade Virtual.

No entanto, ambos os circuitos nervosos permitem o processo cognitivo de aprendizagem, sendo ambos igualmente eficazes na construção das redes cerebrais que constituem as nossas memórias.

Ora a visualização criativa não é mais do que um sonho consciente que permite reprogramar a mente.

Se quiseres mudar a tua vida e tornares-te mais feliz há que saber utilizá-la. Quando visualizas pode imaginar tudo aquilo que quiseres sem qualquer restrição. Ao fazê-lo permitirás predispor-te a realizar tudo o que vivenciaste através da tua imaginação.

Esta técnica é também hoje muito usada em atletas de alta competição que treinam a mente por via da imaginação e da visualização para que, quando tiverem de efetuarem a sua competição, tudo esteja devidamente coordenado entre a força muscular e o sincronismo dos movimentos a efetuar, para que o desempenho seja o mais elevado possível.

Por isso, se queres mudar a tua vida, cria nítidos filmes mentais, fantasias nas quais percebes tudo o que está a acontecer – as tuas emoções e reações aos outros que observam a tua vitória e o teu sucesso, tal e qual como quiseres que aconteçam. Visualiza o teu objetivo já como um fato consumado. Só assim o teu subconsciente o entenderá perfeitamente e poderá começar a manipular todas as circunstâncias que finalmente farão com que ele se manifeste.

Na prática este simples exercício permite-te estender o teu poder mental, pela utilização de outras áreas do teu cérebro que normalmente não utilizas ou que apenas as utilizas quando estás a dormir e a sonhar. Os sonhos são processos de visualização criativa que se desenrolam de forma inconsciente e por isso sem o teu controlo.

Mas toma bem atenção, a Meditação Transcendental usa exatamente as mesmas ligações cerebrais de forma a permitir a fusão da Mente com Alma. Por isso, também podes usar a mesma técnica para viveres uma vida plena de propósito, em plena comunhão com a tua essência Divina, e sentires-te por isso sempre muito reconhecido e Amado.

Fica bem...


(A Mónada)

Sem comentários: