segunda-feira, 20 de junho de 2016

O Solstício e a Lua Cheia coincidem este Ano


Todos os anos, quatro momentos diferentes marcam o início das quatro estações do ano. Dois solstícios (o de Verão e o de Inverno) e dois equinócios (o de Primavera e o de Outono). Na órbita que a Terra percorre em torno do Sol, estes momentos representam as distâncias máximas e mínimas entre o equador e a estrela. O solstício de verão marca o dia mais longo do ano. O de inverno, o mais curto. Já os equinócios são dois dias em que o período de luz é igual ao período de noite.

No entanto, o solstício é mais do que apenas um fenómeno astronómico. Para muitas culturas, e por marcar o início do verão, o solstício representa um tempo de fertilidade e renovação, e é celebrado de formas diversas por todo o mundo.

Este ano o solstício coincide no mesmo dia da primeira Lua Cheia de Verão o que só acontece de 70 em 70 anos.

A Lua cheia, como sabemos, representa o ápice do ciclo iniciado na Lua Nova. É um momento de clímax, em que a energia, que vinha num crescendo, finalmente alcança seu apogeu e explode, ou se derrama, frutifica e se revela completamente à consciência. Como o momento do parto – cujos números, aliás, sobem vertiginosamente nesta fase da Lua – como o momento da colheita. É o apogeu, um momento de crise em que a tensão finalmente é libertada, para o melhor ou para o pior. Subimos a montanha e chegamos ao seu topo e a partir daqui começamos a descer, então o apogeu é também o começo do fim.

Entretanto o Sol ingressa no signo do Caranguejo o que faz com que, quer o Sol como a Lua, estejam num momento muito potente de culminância. O Sol está em conjunção com Vênus, planeta da beleza, da arte e dos relacionamentos, potencializando as vibrações de amor e a conexão com o coração.

O Sol despede-se de Gémeos, e por isso a variedade de ideias e pensamentos deve ser temperada com boas doses de carinho, acolhimento e afeto enquanto o Sol estiver em Caranguejo. A liberdade de expressão e de ideias também exige responsabilidade pessoal. Esta Lua Cheia é também a segunda Lua de Sagitário. Quando temos duas Luas cheias no mesmo signo, a segunda Lua é chamada de Lua Azul, que favorece a expansão da consciência e da generosidade.

A palavra solstício vem do latim, Sol e Stice, que significa "ficar parado", descrevendo uma pausa astral. Uma lacuna no tempo, ideal para a meditação, rituais e a criação de intenções poderosas. Para aproveitar ao máximo esta influência, podemos focar a atenção no coração, visualizá-lo brilhante e cheio de luz como um sol a irradiar calor e amor pra todas direções.

Aproveite pois este momento não só para celebrar o começo do Verão, mas também para arrumar os seus relacionamento através da expressão do Amor em seu coração.

Viva bem... Bom Verão para todos!

Fiquem bem.


(A Mónada)

Sem comentários: