terça-feira, 7 de junho de 2016

A Mente Superior e os relacionamentos


O poder da Mente Superior é impressionante em face da nossa mente inferior, mais material e normalmente muito pouca lúcida.

Talvez não saibas do que estamos a falar. Talvez para ti a tua mente seja única e não passe daquela coleção de pensamentos que te fazem agir e com os quais mais te identificas e vais construindo o teu Ego.

Porém, mesmo que ainda não te tenhas dado conta Dela, tu tens uma Mente Superior, aquela que tudo observa mas que não julga, não obsta, nem critica. Simplesmente olha para tudo o que te rodeia sem se envolver, pois sabe que a partir do seu ponto de observação tudo o que é material é irrelevante, passageiro e finito.

Poderás pensar que assim sendo, então Ela não tem aplicação prática. O que é um engano pois todos os momentos de criação e da inspiração humana dependem dela. Também poderás atribuir-lhe uma existência física, nomeadamente a partir do funcionamento do teu hemisfério cerebral direito, no entanto existem funcionalidades, como o pensamento abstrato e místico que não tem sustentação material possível.

É pois a essa Mente Superior que se atribui toda a genialidade humana e toda a sustentação de um conjunto de  valores intangíveis que normalmente se denominam de conhecimento e sabedoria, e que fazem com que o Homem se assemelhe ao seu Criador.

Para que possas entender melhor esta Mente Superior vejamos um exemplo diferenciador. Suponhamos que no teu trabalho alguém põe em causa a tua competência e dedicação. Imediatamente o teu Ego irá responder tentando defender-se ou até retaliando tal ofensa ao teu brio profissional. São inúmeras as formas que o Ego pode utilizar. Ou bem que se sente e reage como vítima ou então simplesmente dispõe de argumentos que arrogantemente irá esgrimir utilizando a retórica e até a ironia para tentar derrotar o outro.

No entanto, se for a Mente Superior a processar a mesma situação, Ela simplesmente observa e constata o que determinada pessoa disse à cerca do teu trabalho. Ela não se envolve, não assumindo com isso qualquer forma arrogante de encarar a situação, mas porque simplesmente entende que Tu não és o teu trabalho, fazendo assim que tal não te atinja. Ela simplesmente poderá permitir-te que intuas o que se passa no interior da pessoa que opinou sobre a qualidade do teu trabalho e levar-te a perceber o que verdadeiramente a move. Dessa forma tu poderás usar a sabedoria e o teu conhecimento para abordares de outra forma a situação ou simplesmente ignorares os comentários feitos.

Como vês não se trata de “dar a outra face” mas de ganhares distanciamento e uma nova perspectiva sobre o que se passou, de forma a te sintonizares melhor com a outra pessoa e com isso poderes equacionar a melhor solução para resolveres o problema. Só depois aplicarás a tua energia de acordo com o sentir do teu coração e tal não tem de ser necessariamente uma energia de omissão, submissão ou pelo contrário de retaliação violenta.

Verás que ao usares mais esta Mente Superior que dispões, poderás evitar e até sanar muitos problemas de relacionamentos em que vives e que muitas vezes tornam a tua vida num inferno e que acabam por produzir danos mais ou menos graves à tua saúde física e mental.

Sim! Tu podes recorrer a Ela. Todos dispõe Dela, mesmo aqueles que são mais primários. Trata-se apenas de treinares e meditares mais, para poderes aprender a usá-la em todas as situações da tua vida.

Mas sobretudo aprende a sentires-te sempre muito Amado... Lembra-te sempre primeiro do que verdadeiramente És.

Fica bem...

(A Mónada)

Sem comentários: