sexta-feira, 18 de março de 2016

A Serotonina - o neurotransmissor da Felicidade


Quantas vezes acordamos chateados, depressivos, irritados, mas, sem motivos que justifiquem esse estado emocional ao qual chamamos habitualmente de neura. Se não houve nenhum precedente, então, o problema poderá ser orgânico. Talvez alguma coisa não esteja funcionando bem e de forma como deveria. Uma das possíveis causas poderá estar na baixa produção de serotonina pelo nosso organismo.

Uma forma de resolver estes estados que condicionam a nossa vida e a nossa felicidade está em procurar saber como aumentar a serotonina naturalmente, sem fazer uso de medicamentos, mas antes procuremos saber o que é e como poderemos saber se ela está em deficit em nosso organismo.

A serotonina é um neurotransmissor, que atua fundamentalmente no cérebro regulando o humor, o sono, o apetite, o ritmo cardíaco, a temperatura corporal, a sensibilidade à dor, movimentos e as funções intelectuais. Por isso é como se tratasse de um mensageiro entre as diversas células nervosas, responsável por estas funções, normalmente atribuídas ao intelecto mas isto não é verdade pois temos um sistema nervoso que existe em todo o corpo. Por isso a serotonina também atua ao nível de todas as funções corporais.

Por isso poderemos perceber se estamos com níveis de concentração menores de serotonina quando temos:

- Crises de choro,
- Depressão,
- Insónia,
- Irritabililidade,
- Carência emocional,
- Queda considerável da autoestima,
- Pensamentos maus e pesadelos,
- Desânimo,
- Ansiedade sem controlo,
- Compulsividade por doces,
- Procura de alimentos o dia todo.

Obviamente que estes sintomas precisam ser avaliados devidamente por profissionais de saúde, e isolados, podem não estar associados somente à serotonina, mas, são um indício que algo não está funcionando bem.

Uma das formas para aumentar a produção de seratonia está em melhorar a nossa alimentação uma vez que não há, nem medicamentos nem alimentos, que nos forneçam serotonina diretamente. Podemos sim ingerir alimentos mais ricos em triptofano, substância a partir da qual a seratonina é sintetizada no nosso corpo, como por exemplo: Castanha do pará, nozes, chocolate amargo, banana, abacaxi, abacate, batata, ervilhas, etc.. No entanto há que ter em atenção que a produção de serotonina depende também da nossa capacidade em os metabolizar. Daí que é também muito importante associar a uma alimentação mais equilibrada, o exercício físico de forma continuada ao ar livre, onde possamos também receber energia solar que igualmente já se provou que tem muita importância.

Obviamente que também é fundamental a tomada de consciência destas nossas neuras bem como das suas causas, para que as possamos reverter através das nossas escolhas e de fugas às rotinas, uma vez que também se prova que estas mudanças de atitude e comportamentos também influem na produção de serotonina.

Por isso mantém-te vigilante para que te mantenhas de boa saúde, vivendo uma vida harmoniosa e sentindo em cada momento que és e serás sempre muito amada(o).

Fica bem...

(A Mónada)

Sem comentários: