terça-feira, 21 de julho de 2015

CIÚME


O ciúme é uma reacção complexa porque envolve um largo conjunto de emoções, pensamentos, reacções físicas e comportamentos. O ciúme faz parte da fragilidade humana, no mundo dos relacionamentos. O ciúme causa grande sofrimento à pessoa que o sente, assim como para quem é alvo do mesmo.

Será verdade, quando ouvimos dizer: - Ciúme é sinónimo de Amor?

Analisando a palavra ciúme quanto à sua origem etimológica, verificamos que ela provém do latim zelumem e do grego zelus, o que tem levado muitas pessoas a interpretarem este sentimento, como uma forma de zelo, de cuidado e de protecção para com a pessoa amada, e estaria tudo certo, se a pessoa amada fosse realmente acolhida e respeitada na sua forma de Ser, mas o que acontece na grande maioria dos casos, é que este sentimento é sentido de forma exacerbada por ambos os sexos, levando a uma distorção deste zelo transportando-o para o campo do egocentrismo doentio, exigindo do outro uma exclusividade permanente que é reflectida pelo medo da perda.

O ciúme trás grande insegurança, que se manifesta por grandes crises de ansiedade, de desconfiança, evoluindo para comportamentos que demonstram grande desequilíbrio emocional. Em síntese, o ciúme representa uma grande insegurança moral, que quanto mais intensa e menos controlável for maior será o problema, pois cada vez mais esse sentimento se vai tornando mais intenso, tornando-se numa obsessão, capaz de destruir qualquer relacionamento. Podemos salientar, quantos casos de inimizades, separações de casais, suicídios e homicídios tiveram origem no ciúme doentio.

SERÁ ISTO AMOR?

De certeza que não é Amor, e neste momento em que a nossa consciência se encontra em grande processo de expansão, conseguimos entender aqui e agora, que nada nem ninguém nos pertence, porque o Amor verdadeiro liberta, e quanto mais liberta mais esse Amor aumenta. O mais importante é AMAR e valorizar as pessoas e relacionamentos pela VERDADE que representam nas nossas vidas.
É o momento de co-criar em nós o sentimento de desapego em relação às pessoas e às situações, libertando-nos do veneno que representa o ciúme. Para que isto aconteça, e para quem às vezes ainda é acometido deste sentimento perturbador, deve recolher-se no seu Interior e auto-questionar-se sobre a causa que provoca esse sentimento, e enchendo-se de COMPAIXÃO, perdoar-se a si e a quem o rodeia pelas atitudes menos correctas que possa ter tomado.

Estamos todos a passar por um processo grandioso de crescimento interno, e o Amor está no nosso interior, E APENAS AÍ, e expandindo esse AMOR INFINITO, deixemos que cada SER se expresse como é, libertando-o com AMOR, demonstrando a inutilidade do Ciúme que é uma barreira para a FELICIDADE SUPREMA.

EU SOU AMOR E APENAS AMOR

Fiquem na minha Paz

EU SOU A VOZ DO CORAÇÃO

EU SOU

MARLIZ

Sem comentários: