quarta-feira, 4 de março de 2015

O Pessimismo


"Os pessimistas, geralmente, consideram-se grandes filósofos, grandes sábios, e o que é extraordinário é que eles conseguem convencer os outros disso mesmo. Na realidade, são grandes ambiciosos que desejam coisas impossíveis e que, não conseguindo realizá-las, se deixam levar pelo desgosto e pela misantropia.

Daí, retiram uma concepção enganosa da vida e dos humanos, que vão expor por toda a parte imaginando que assim demonstram uma grande profundidade de pensamento e uma grande lucidez. De modo nenhum, até é o contrário: o seu ponto de vista está completamente enevoado pelos seus humores negros.

É permitido ficar consternado, mas só por causa das dificuldades ou das infelicidades dos outros, não por causa das suas ambições e desejos frustrados. Quem cai frequentemente neste estado não é muito evoluído, pois esse pessimismo é-lhe geralmente inspirado pela sua natureza inferior sempre insatisfeita. Então, ele deve esforçar-se por sair dessa situação, senão nunca saberá o que é a verdadeira vida."

Mais um texto inspirador de Omraam Mikhaël Aïvanhov que nos leva a pensar em como nós somos por vezes tão pessimistas perante o que julgamos ser a realidade.

O problema é que o pessimismo é em si mesmo um bloqueio energético grave que vai fazer travar todo o processo de evolução pessoal, quer em termos do fluxo de energia que gostaríamos de trazer para as nossas vidas, como também no nosso processo de evolução interno.

Como o autor refere, é bem provável que por baixo de uma personalidade muito pessimista exista um Ego enorme e esmagador. Tendencialmente este tipo de pessoas sofrem e a fazem sofrer os outros, com o peso do seu grande Ego, e  se ainda por cima se arrogarem de intelectuais, então ainda pior, pois tudo que que sabem, tendem a aplicar nas suas teses derrotistas e na sua visão negativa sobre o mundo.

O pessimismo é pois uma energia muito densa e muito contagiosa, pois torna-se muito apelativa ao nossos corpos emocionais de dor, veja-se por exemplo que os programas de TV mais vistos, são normalmente os telejornais (notícias) normalmente cheio de reportagens de acidentes e catástrofes. Os media atuais exploram exaustivamente e continuamente o efeito emocional atrativo da negatividade e do pessimismo. Por oposição os anunciantes exploram todo o tipo de ofertas que possam proporcionar a felicidade pessoal, como se ela dependesse de um desodorizante ou de uma férias algures no estrangeiro, tentando apanhar os tempos de maior audiência, normalmente vendidos a preços mais elevados.

A pergunta que poderemos nos fazer, é como nos podemos libertar de toda esta negatividade e pessimismo?

Claro que uma solução óbvia seria ver muito menos televisão, sobretudo os telejornais, e todos aqueles programas, que para atrair audiências, exploram as emoções humanas até ao extremo (como exemplo os reality shows).

A outra é de nos lembrarmos continuamente o que somos e como devemos expressar o que somos.

Lembremo-nos pois que, não obstante tudo o que possa acontecer no mundo, cada ser humano é filho de Deus. Por isso tem dentro de si a centelha Divina do Pai/Mãe seu criador e por isso mesmo é na sua essência: LUZ, AMOR e PAZ.

Mas mais importante do que isso, é de nos lembrarmo-nos, que errar não é apenas humano, mas sim Cósmico e o erro, se existe de fato, depende sempre dos olhos que o classificam como tal.

Para se tornarem bem mais positivos, lembrem-se também que são sempre MUITO AMADOS por Pai/Mãe e sintam-se como tal.

Fiquem bem...

(A Mónada)

Sem comentários: