quarta-feira, 23 de outubro de 2013

O Equilíbrio e a Sabedoria




"O nosso equilíbrio físico depende do funcionamento de um centro situado no ouvido interno: os canais semicirculares, que estão cheios de um líquido onde nadam pequenos cristais. Nas paredes destes canais existem células ciliadas articuladas com um nervo que transmite muito rapidamente as mensagens sonoras ao cérebro.

Este aparelho só funciona bem à base de exercícios, e os equilibristas, por exemplo, conseguem fazê-lo funcionar tão perfeitamente que ele reage de modo instantâneo quando eles já não têm tempo de pensar nos movimentos que devem fazer.

O equilíbrio físico depende deste aparelho situado no ouvido; foi por isso que os Iniciados associaram os ouvidos à sabedoria.

A sabedoria sabe sempre restabelecer o equilíbrio em nós, aconteça o que acontecer, mas desde que permaneçamos vigilantes, para tomarmos consciência das correntes que nos atravessam. Assim que sentimos algo de negativo insinuar-se na nossa cabeça ou no nosso coração, devemos apelar imediatamente para este princípio em nós, que nos manterá nas regiões da luz e nos impedirá de cair."

Mais um texto de Omraam Mikhaël Aïvanhov que nos relembra a necessidade de nos mantermos vigilantes relativamente às nossas emoções e pensamentos, pois nós já sabemos que todas as formas de pensamentos negativas geram uma energia emocional negativa que nos contamina e desvirtua a nossa energia vital.

Relembremos algumas das principais consequências:
·      Depauperamento da nossa energia vital, ou seja da nossa vitalidade
·      Alteração dos nossos comportamentos em virtude disso
·      Degradação do nosso humor e aumento da ansiedade e do stress
·      Acréscimo de risco para a nossa saúde
·      Acréscimo do risco de atrairmos para a nossa vida acontecimentos negativos

No entanto, o que ainda talvez não saibamos, é que a nossa energia negativada pelo constante afluxo de pensamentos e emoções negativas contribui para poluir a energia do campo morfogenético da nossa espécie. Ou seja, de acordo com os mais recentes estudos sobre aquilo que nos une enquanto Humanidade, todo o pensamento ou energia emocional que cada Ser liberta contribui, mesmo que em pequena escala, para a degradação da qualidade energética de toda a Humanidade enquanto espécie prevalecente neste Planeta.

Assim, podemos concluir que se é importante preservarmos a Natureza assumindo cada vez mais comportamentos sustentáveis e amigos do ambiente, de acordo com esta teoria, cada pensamento e emoção nossa tem um impacto importante para o inconsciente colectivo de toda a Humanidade. E cada um de nós é responsável por isso.

É importante pois que a sabedoria, como referia o autor do texto, bem como a nossa expansão de consciência que a mesma possibilita, nos permitam escolher ter pensamentos mais positivos e mais íntegros com o sentir da nossa alma e da nossa essência Divina.

No entanto nenhum de nós é impermeável às diversas formas de pensamento que degradam o nosso equilibro e a nossa energia. Então o que fazer?

A principal tarefa assim que nos dermos conta do nosso estado emocional é ficarmos atentos aos nossos pensamentos e torná-los mais operacionais no momento presente, o que requer focarmo-nos com toda a atenção no que estamos ou nos propomos a fazer. O simples facto de darmos uma maior atenção ao momento presente desencadeia logo um conjunto de energias dirigidas e estruturadas para a ação, não ficando por isso mais estagnadas em estados emocionais degradados.

Se não tivermos forma de focar a nossa atenção então façamos os possíveis para nos lembrarmos de todas as coisas boas que vivemos ou que temos nas nossas vidas.

Manter uma mente sã faz com que o nosso corpo também se mantenha são e todo o ambiente familiar e profissional à nossa volta. E realmente isso só depende de cada um de nós.

E tu aí que estás a ler este texto. Ainda permites que a tua mente vagueie à sua vontade? Não te dás conta dos teus estados emocionais em cada momento? Não percebes que é um imenso desperdício de energia vital gastares a tua energia pensante e emocional à toa?

Lembra-te que o cérebro comporta-se em termos informacionais como um músculo relativo à força que desenvolve. Quanto mais treinada e focada for a tua mente melhor viverás, tu e todos os que te rodeiam.

A Felicidade não é uma utopia. É uma opção de vida! O bem estar da Humanidade depende de ti também.

Vive na LUZ e no AMOR e fica certo que tudo à tua volta viverá também.

Fica bem

(A Mónada)

Sem comentários: