quarta-feira, 17 de julho de 2013

O Amor e a confusão com Apego...

Já vos escrevi vários post sobre o Amor e o seu sentir tão arrebatador quanto intenso, como foi este último, cujo autor desconheço e que mexeu imenso comigo. Por isso voltar a escrever sobre o amor, quando quase tudo foi dito, parece um excesso... mas atrevo-me mesmo assim...

O desafio que cada um de nós tem na sua caminhada é o de sentir o amor sem constituir apegos. Porque estes uma vez que se manifestem, criam-nos "pesos", densidade e sofrimento, lançando-no numa zona de menor iluminação e de paz interior. São os apegos que criamos aos filhos, aos pais, irmãos, parceiros, mulher, marido, etc... mas também pelos animais ou até por bens materiais.

Então porque nos sentimos tristes quando nos afastamos daqueles que mais amamos? Serão apegos?
O que é a saudade? O que é a dor da separação?
Serão todos estes sentimentos manifestações de amor ou de apego? E o ciúme?

Dirão alguns... Isto é tudo apegos porque nunca deverá ser a separação física a causa da tristeza, da saudade ou da ansiedade... Bom, se for assim então colocam-se as perguntas:

E quando nos voltamos a reencontrar com as pessoas que na nossa vida nos são queridas, não devemos ficar contentes, alegres e nalguns casos até eufóricos?

Claro que sim... em ambos os casos não são apegos, mas apenas manifestações da nossa alma perante a separação ou neste último caso pelo reencontro.


Pelo simples facto de sentir qualquer um destes estados de alma, nenhum tem como causa o apego. Há até quem diga que este sentir das nossas almas tem tudo a ver com a memória bem interiorizada dos milhares de momentos já vividos, de nascimentos e mortes físicas (desencarnar), correspondentes às diversas separações e reencontros com o TODO que Somos - DEUS - nas diversas encarnações que já passámos.


O apego existe quando criamos dependências e por causa delas condicionamos a nossa maneira de ser e estar.
Sentir ciúmes pressupõe exclusividade ou posse de uma pessoa, do seu afecto, da sua atenção, do seu amor... e isso é a mais pura das ilusões pois nós nada possuimos... neste caso sim, o apego manifesta-se através do sofrimento, numa situação de total ilusão. O ciúme nunca é uma manifestação de AMOR mas sim do ego ferido porque este normalmente não gosta de perder ou pensar que vai perder.



Sintam-se abraçados por mim com muito AMOR e LUZ.

Fiquem bem...

(A Mónada)




Sem comentários: